A tireoide é uma glândula extremamente importante para o organismo humano. Ela está localizada no pescoço, abaixo da laringe. Sua principal função é produzir os hormônios que controlam, entre outras funções, os batimentos cardíacos, o metabolismo e a temperatura corporal.
Por isso, quando existe um desequilíbrio na produção dos hormônios tireoidianos, o corpo todo entra em desequilíbrio. Tal condição acarreta uma série de sintomas extremamente desagradáveis ao paciente.
Os principais hormônios produzidos pela tireoide são a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3). Eles são responsáveis pelo metabolismo basal. Por isso, a alteração no funcionamento da glândula pode afetar de forma tão impactante o organismo.
As principais alterações que podem acometer a tireoide incluem:
- redução na produção hormonal (hipotireoidismo);
- aumento anormal na produção de hormônios (hipertireoidismo);
- nódulos;
- câncer.
Muitas pessoas não conseguem perceber que estão com problemas na tireoide. Por vezes, o paciente sente irritação e palpitação cardíaca, julgando se tratar de sintomas de estresse, sendo esses os sinais de hipertireoidismo.
Por isso, no artigo de hoje, vamos listar os principais sintomas das alterações na tireoide para que você fique atento e busque o auxílio de um endocrinologista.
Principais sinais de alterações na tireoide
Aumento ou perda de peso
Os hormônios produzidos pela tireoide são responsáveis pelo funcionamento do metabólico. A queda ou o excesso na liberação dessas substâncias pode desencadear a elevação do peso, quando os níveis de T3 e T4 estão baixos. Ou, perda de peso, quando estes níveis estão altos.
Nervosismo
Nos quadros de hipertireoidismo, é muito comum que o paciente sinta nervosismo sem causa aparente. Ficar irritado de vez em quando é normal. No entanto, a permanência deste estado emocional pode ser um alerta da doença!
Alteração na pressão sanguínea
Este sintoma também está ligado ao tipo de disfunção que a glândula apresenta. Nos casos de hipotireoidismo, a pressão sanguínea fica reduzida. Já o hipertireoidismo provoca a aceleração da pressão do sangue.
Aumento do volume do pescoço
O bócio se caracteriza pelo aumento no volume da circunferência do pescoço, na região da tireoide. Este pode ser um dos primeiros indícios das disfunções tireoidianas.
Pele e cabelos secos
Um sintoma que caracteriza a baixa produção dos hormônios tireoidianos é o ressecamento da pele e dos cabelos. A alteração metabólica provocada pelo hipotireoidismo faz com que essas partes do corpo percam a hidratação e o viço, o que pode afetar a autoestima.
Palpitações
O paciente que sofre de hipertireoidismo frequentemente é acometido por uma frequência cardíaca mais acelerada do que o normal. Como os hormônios da tireoide são responsáveis pelo controle dos batimentos cardíacos, quando eles estão acima do normal, sente-se uma aceleração cardíaca. Em contrapartida, quando os hormônios estão baixos, os batimentos cardíacos ficam lentos.
Há ainda uma série de outros sintomas, que surgem a partir de disfunções específicas na tireoide, como fraqueza muscular, prisão de ventre, alteração no ciclo menstrual, letargia e até mesmo a depressão. Por isso, é importante buscar ajuda profissional diante de qualquer um desses sinais.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!