Terapia de reposição hormonal

Terapia de reposição hormonal: vantagens e desvantagens

Com o passar dos anos, a produção de hormônios pelo organismo tende a cair, principalmente nas mulheres. Essa fase é chamada de menopausa. A terapia de reposição hormonal é um tratamento eficaz no combate aos sintomas provocados por essa alteração. Você conhece esse procedimento? Sabe como funciona? Nesse post, irei explicar tudo sobre o assunto. Continue a leitura.

O que é a terapia de reposição hormonal?

Também conhecida como Terapia de Substituição Hormonal, é um tipo de tratamento que promove o alívio dos sintomas comuns ao período da menopausa, como por exemplo, as sensações de calor, cansaço excessivo, secura vaginal e queda de cabelos. A terapia de reposição hormonal é realizada por meio de um conjunto de medicamentos que ajudam a repor os níveis de estrogênio e progesterona. Esses hormônios deixam de ser produzidos pelos ovários, na maioria dos casos, por volta dos 50 anos de idade. Atualmente, essa reposição hormonal pode ser feita através da ingestão de comprimidos ou do uso de adesivos para a pele. Esse tratamento costuma durar por cerca de 2 a 5 anos.

Tipos de terapias de reposição

O tratamento pode ser realizado de duas formas. Uma é a terapia com estrogênios, em que são utilizados medicamentos que contenham apenas o hormônio estrogênio. Esse é o tipo mais indicado para mulheres que precisaram remover o útero. A outra forma é a terapia com estrogênio e progesterona que consiste na reposição dos dois hormônios. Esse tipo é recomendado apenas para mulheres que ainda tenham o útero.

Quais são as vantagens?

São diversas as vantagens apresentadas por mulheres que realizam a terapia hormonal. A seguir, conheça os principais benefícios:
  • Eliminação ou redução dos sintomas da menopausa;
  • Diminuição dos riscos de sofrer uma fratura por osteoporose;
  • Colaboram na diminuição do risco de desenvolver a doença de Alzheimer;
  • A reposição de estrogênios ajuda a melhorar o humor e reduzir a depressão;
  • Melhora da qualidade do sono em mulheres que sofrem com os suores noturnos.

E as desvantagens?

Porém, também existem alguns efeitos colaterais que podem ser provocados pela terapia de reposição hormonal. Em alguns casos, ela pode potencializar as chances da mulher contrair o câncer de mama. O câncer de endométrio também pode acometer àquelas que fazem a terapia. Porém, esse risco existe apenas nos casos em que a terapia é feita de forma isolada com estrogênio. Quando a reposição hormonal é iniciada tardiamente, há riscos da ocorrência de problemas cardiovasculares, tais como, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). É importante conversar com o seu médico para decidir qual o melhor tipo de terapia para você. Não são todas as mulheres que estão aptas a realizar a terapia de reposição hormonal. Por isso, o seu médico é o único que pode orientar você sobre o procedimento mais indicado. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.