Problemas relacionados ao sobrepeso na adolescência, e até mesmo a obesidade, são cada vez mais comuns no mundo todo. Tanto que a Organização Mundial de Saúde considera tais condições uma epidemia mundial. No Brasil, os dados também são alarmantes. Um estudo do IBGE apontou que 15% das crianças entre 5 e 9 anos e 25% dos adolescentes têm sobrepeso ou obesidade. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Emory, nos Estados Unidos, concluiu que crianças que estão acima do peso aos cinco anos de idade têm quatro vezes mais chances de se tornarem adolescentes e adultos obesos, se comparadas com aquelas que possuem o peso adequado para a altura.
Fatores ambientais e socioculturais possuem uma forte influência no sobrepeso na adolescência. Por isso, fatores como a urbanização, desenvolvimento econômico, industrialização e o aumento do consumo de alimentos refinados e industrializados também estão associados ao excesso de peso na atualidade.
O que é o sobrepeso?
O sobrepeso é classificado como a condição em que o indivíduo possui um peso maior do que é considerado normal para sua altura, sexo e idade. Uma das formas de avaliar se há sobrepeso é fazendo o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Como o IMC não diferencia gordura e massa muscular, deve-se levar em consideração as características pessoais, como é o caso de atletas e de pessoas que praticam musculação. Um indivíduo é considerado com sobrepeso quando o seu IMC está com os índices entre 25 a 29,9.
Causas e Consequências do sobrepeso na adolescência
O excesso de peso pode ser oriundo de diversos fatores. Porém, o sobrepeso em adolescentes está ligado principalmente aos seguintes fatores:
Má alimentação
Produtos ultra processados e industrializados estão sendo, cada vez mais, a escolha dos brasileiros. Esses alimentos são ricos em açúcares, gorduras e carboidratos. Além disso, possuem um alto valor calórico e são pouco nutritivos. Por isso, muitos jovens podem estar acima do peso e, mesmo assim, estarem em um quadro de desnutrição.
Estilo de vida
Internet, TV e videogames possuem um impacto negativo muito importante na vida dos adolescentes. A tecnologia roubou o espaço das atividades ao ar livre e, consequentemente, a queima de energia também ficou prejudicada.
Fatores genéticos
Ter pais obesos tornam os filhos geneticamente predispostos ao ganho de peso. Nesse caso, os genes podem alterar o apetite e os gastos energéticos, assim como a forma que o organismo processa os nutrientes.
Distúrbios emocionais
O sobrepeso é uma porta de entrada para a doenças, como depressão e hipertensão. Além disso, ele pode levar à obesidade. Por isso, é importante procurar ajuda médica especializada para evitar consequências mais graves. Para tratar o sobrepeso na adolescência, é necessário realizar uma mudança no estilo de vida do paciente, que abrange uma reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
endocrinologista em São Paulo!