Chamamos de puberdade o conjunto de mudanças biológicas que acontece no início da adolescência. Contudo, na puberdade precoce, esse desenvolvimento inicia-se ainda na infância – nas meninas, antes dos oito anos, e nos meninos, antes dos nove. Tal condição pode acarretar problemas físicos e psicológicos para as crianças.
Um estudo publicado no periódico científico norte-americano Pediatrics acompanhou mais de 1.200 garotas, de 6 a 8 anos, para avaliar seu desenvolvimento mamário (um dos primeiros sinais de puberdade feminina). A constatação foi de que, hoje em dia, ele ocorre em uma média de idade de 8,8 ou 9,7 anos (variando conforme a etnia). Tal desenvolvimento tem ocorrido muito antes do que há duas décadas, quando os primeiros sinais dos seios surgiam a partir dos 10 ou 11 anos.
Sinais da puberdade
Nas meninas, o primeiro sinal de puberdade é o aparecimento do broto mamário e o crescimento gradativo das mamas. Em seguida, temos o aparecimento dos pelos pubianos e axilares. Por fim, a menstruação. Também é comum que elas cresçam rapidamente, o chamado estirão do crescimento.
Nos meninos, o primeiro sinal da puberdade é o aumento do volume testicular, o aparecimento dos pelos pubianos, axilares e da face. O crescimento também é um sinal, junto com as alterações da voz.
Se esses sinais aparecem antes dos oito anos, nas meninas, e antes dos nove, nos meninos, é preciso procurar ajuda de um endocrinologista e avaliar todos os sintomas e possíveis tratamentos.
Causas da puberdade precoce
Não existe uma causa específica para o surgimento da puberdade precoce, porém, alguns fatores são mais comuns, como:
Obesidade
Este é o principal fator de risco para as meninas. O tecido gorduroso secreta hormônio feminino (o estrogênio, envolvido nas mudanças corporais).
Genética
A puberdade precoce pode ser mais comum em crianças cujos pais tiveram histórico da alteração do desenvolvimento. Porém, é importante ressaltar que, apesar de os pais poderem carregar o gene da puberdade precoce, ela não é hereditária. Ou seja, não necessariamente os filhos irão desenvolver o distúrbio.
Hormônios
As alterações precoces também podem aparecer devido à administração de hormônios de forma indevida, seja via oral (com medicamentos ou suplementos) ou cutânea (alguns cremes ou pomadas possuem estrógeno na composição).
Alimentação
Outra causa menos provável seriam os chamados disruptores endócrinos (como certos pesticidas e o bisfenol A, presente em alguns recipientes plásticos), capazes de mimetizar a ação do hormônio feminino, favorecendo a disfunção.
Estresse
Algumas situações de estresse, e até mesmo abuso sexual, podem causar o desenvolvimento da puberdade precoce, uma vez que elas interagem com o sistema neuroendócrino das crianças, adiantando a puberdade.
Tumores
Algumas vezes, a puberdade precoce pode ser deflagrada por tumores.
Tratamento
O tratamento irá depender da causa real do problema. Se estiver relacionada à outra doença ou condição de saúde – como tumores na hipófise ou modificação nas gônadas (ovários ou testículos) -, este problema precisa ser tratado primeiro, antes de se avaliar a necessidade de ação contra o adiantamento da puberdade.
Caso o desenvolvimento da puberdade precoce não esteja relacionado a outra doença, o médico irá avaliar uma série de fatores para decidir se indicará o medicamento, que suspende a produção hormonal. Se optar pelo tratamento, o remédio utilizado será uma injeção administrada mensal ou trimestralmente, que barra a evolução da puberdade.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!