A osteoporose é uma doença que diminui a densidade e a massa óssea, provocando fragilidade e expondo a pessoa a um risco maior de fraturas. Em muitos casos, o paciente só descobre a doença após uma fratura em quedas leves.
Caso não seja feito um tratamento preventivo para retardar o avanço da doença, ela pode evoluir até a ocorrência de uma fratura mais grave.
Não há cura definitiva para a osteoporose, necessitando, assim, de cuidados constantes. No entanto, o tratamento precoce melhora a qualidade de vida do paciente e restabelece a massa óssea, reduzindo o risco de fraturas.
Quais são as principais causas da osteoporose?
A osteoporose ocorre devido a um desgaste excessivo nos ossos, tanto em adultos como em idosos. Esse desgaste pode ser provocado pelo envelhecimento, histórico da doença na família, excesso de peso, ou ainda pelos fatores que você verá a seguir.
Baixa exposição ao sol
Acarretando em deficiência de cálcio e vitamina D.
Menopausa e andropausa
A desregulação hormonal também é uma das causas da doença. Por esse motivo, a osteoporose atinge principalmente as mulheres após a menopausa. Isso ocorre devido à baixa produção dos hormônios estrogênio e testosterona. Esses hormônios ajudam no fortalecimento dos ossos, tanto nas mulheres como nos homens.
Uso de medicamentos
Alguns medicamentos, como corticoides, anticoagulantes e quimioterápicos podem comprometer a densidade óssea.
Doenças específicas
Além dos medicamentos, algumas doenças favorecem o surgimento da osteoporose, como artrite reumatoide, esclerose múltipla, hipertireoidismo e doenças reumáticas.
Como prevenir a osteoporose?
Algumas ações podem prevenir o surgimento ou frear o avanço da doença. As principais ações incluem os cuidados a seguir.
Exposição ao sol
É importante manter os níveis de vitamina D no sangue. Essa vitamina auxilia na mineralização óssea, na força muscular e no equilíbrio.Nesse sentido, se exponha ao sol por pelo menos 15 minutos ao dia, sem protetor solar, fora dos horários de pico do calor.
Ingestão de leites e seus derivados
O leite e seus derivados são as melhores fontes de cálcio que existem. No entanto, prefira as versões light ou com menos gordura, para não prejudicar a saúde.
Prática de atividades físicas
As atividades físicas regulares também atuam na prevenção da perda óssea. Mantenha-se ativo, adequando a idade ao tipo de exercício. Ou seja, para os mais jovens, prefira atividades como o vôlei, futebol ou handebol. Já para os mais idosos, a musculação leve e exercícios aquáticos são os mais recomendados. Em todos os casos, é preciso cuidado com a sobrecarga no esqueleto e com as articulações.
Dieta balanceada
Uma dieta balanceada, rica em frutas, legumes e fibras também é uma forma de prevenção. Além dos nutrientes pobres, alimentos com alto teor de gordura e sódio contribuem para o aumento do peso.
Casa segura
Algumas casas são verdadeiras armadilhas, sobretudo para quem já possui a doença. Para prevenir e evitar quedas, retire os tapetes e coloque piso antiderrapante na cozinha e banheiro, por exemplo.
Apesar do fator genético contribuir para o desenvolvimento da osteoporose, o estilo de vida e os métodos preventivos podem restabelecer a condição dos ossos e garantir a manutenção da qualidade de vida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
endocrinologista em São Paulo!