Nos últimos anos, a obesidade passou a fazer parte da lista de doenças consideradas um problema de saúde pública. Além de causar complicações graves envolvendo questões físicas e psicológicas, ela segue com números crescentes.
Essa condição tem origem em uma série de fatores. Apesar de ela estar intimamente relacionada com questões alimentares e ao sedentarismo, também existem os aspectos endócrinos.
Neste artigo, vamos entender melhor como o endocrinologista pode ajudar no processo de tratamento da obesidade.
Como o endocrinologista atua contra a obesidade?
O endocrinologista está entre os profissionais mais importantes quando o assunto é a obesidade. Esse profissional é capacitado para diagnosticar e tratar distúrbios hormonais, uma das principais causas do excesso de peso. Dadas as particularidades das condições verificadas no paciente, o médico pode dar início ao tratamento por meio de remédios específicos. Ou seja, visando o controle hormonal. Além disso, caso seja necessário, também pode fazer recomendações de fármacos que ajudem a acelerar o metabolismo, a absorver gorduras, diminuir o apetite e a retenção de líquidos. Dentre as alterações hormonais tratadas pelo endocrinologista, destacamos:- problemas de tireoide;
- problemas com o hormônio do crescimento;
- doenças relacionadas à hipófise;
- distúrbios hormonais que levam a alterações do organismo, entre outros.