Mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes, conforme relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil. Esta doença do metabolismo é causada pela falta, ou má absorção, de insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia no organismo. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar, como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).
A diabetes pode ser dividida em quatro doenças: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, diabetes gestacional e diabetes associada a outras doenças. Mas, apesar de ser uma enfermidade conhecida, ainda existem muitas dúvidas em relação às suas alterações e tratamentos. Por isso, separamos os principais mitos e verdades em relação à diabetes.
Acompanhe, a seguir.
Comer muito doce leva a diabetes
Mito. A diabetes é uma doença com predisposição genética. Além disso, fatores de saúde primários, como obesidade e sedentarismo, são fortes âncoras para o desenvolvimento dessa doença. Apenas o consumo excessivo de doces não causa diabetes. Porém, pacientes com fatores de risco devem controlar o consumo do alimento.
A diabetes é uma doença silenciosa
Verdade. A diabetes é uma doença silenciosa, cujos sintomas podem passar facilmente despercebidos. Mas, alguns sinais do corpo podem sinalizá-la precocemente. Os principais sintomas são:
- excesso de urina;
- sede excessiva;
- cansaço excessivo;
- fome excessiva;
- visão turva;
- perda de peso sem motivo;
- dificuldade de cicatrização;
- formigamento nos membros.
Somente pessoas obesas têm diabetes tipo 2
Mito. Apesar do sobrepeso ser um fator determinante, não é única causa. A doença também está associada ao histórico da família e à idade. Muitas pessoas consideradas magras também são diabéticas.
Insulina causa dependência
Mito. A aplicação de insulina não promove qualquer tipo de dependência química ou psíquica. O hormônio é importante para permitir a entrada de glicose na célula, tornando-se fonte de energia. Não se trata de dependência química, e sim de necessidade vital.
Uma alimentação saudável ajuda a controlar a doença
Verdade. É importante que pacientes com diabetes controlem o Índice Glicêmico (IG) dos alimentos. Quando um alimento tem o índice glicêmico baixo, ele retarda a absorção da glicose pelo sangue e, portanto, estabiliza a doença. Mas, quando o índice é alto, esta absorção é rápida e acelera o aumento das taxas de glicose no sangue.
Diabéticos não podem comer pão, batata e massas
Mito. Não existe restrição de consumo para o diabético. O paciente deve estar atento à porção, controlando a quantidade de carboidrato ingerida e os níveis de glicose.
Diabéticos devem controlar sua atividade física.
Verdade. É importante que todo paciente realize uma atividade física. Porém, quando o gasto calórico é maior do que a reposição de nutrientes após o treino, pode haver um quadro de hipoglicemia, por isso, deve-se fazer o monitoramento regular.
Diabetes tem cura
Mito. Infelizmente, a doença não tem cura. Hoje, com todos os avanços da medicina, é possível promover uma melhor qualidade de vida ao paciente, mas não a cura da diabetes.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!