menopausa

Mitos e verdades sobre a menopausa

A menopausa é o registro do último ciclo menstrual da mulher, normalmente reconhecida após 12 meses da sua ocorrência, tempo conhecido como climatério. Importante destacar que apesar dos sintomas, a menopausa não é uma doença. Apesar das dificuldades, o climatério e a menopausa são períodos importantes na vida da mulher e deve ser encarado como um processo natural. Nesse período, a mulher reduz a produção do hormônio estrogênio (responsável pelo controle da ovulação) e alguns sintomas podem interferir na sua qualidade de vida. É uma fase cercada de dúvidas e, por esse motivo, respondemos alguns desses questionamentos.

Principais mitos e verdades sobre a menopausa

Picos de calor intenso

Verdade! As ondas de calor é o sintoma mais comum nas mulheres e pode surgir também na fase do climatério. Estes picos de calor apresentam-se como uma sensação súbita e intensa de calor no tronco e pescoço. São acompanhadas por um aumento na circulação sanguínea e, às vezes, sudorese.

Alterações de humor

Verdade! A sobrecarga física e mental afeta negativamente a saúde da mulher. Alguns sintomas também incluem as alterações de humor, assim como a insônia, o cansaço, fadiga, a melancolia, a depressão e a diminuição da libido.

O tratamento é feito pela reposição hormonal

Mito! A reposição hormonal é necessária apenas quando a queda do estrogênio possa provocar alguma doença mais severa. Além disso, pessoas de alguns grupos de risco não são indicados a fazer essa reposição, como obesos, mulheres com pressão alta ou diabetes. Nesse sentido, outros tipos de tratamento, aliados a uma alimentação saudável e atividades físicas, podem aliviar os sintomas.

Não é mais possível engravidar!

Verdade! Diferente do climatério, na menopausa não é mais possível engravidar. No entanto, é indicado aguardar 1 ou 2 anos após a última menstruação para garantir que a mulher não será mais fértil. Além disso, os preservativos podem prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites.

Somente ocorre após os 50 anos

Mito! Um dos sinais do climatério é a irregularidade menstrual. No entanto, há casos em que essa irregularidade ocorre entre os 30 a 40 anos. Porém, a partir dos 45 anos de idade, já é considerada normal.

A mulher fica suscetível a algumas doenças

Verdade! A redução na produção dos hormônios pode aumentar o risco de osteoporose, hipertensão e algumas doenças cardiovasculares, como o AVC e infarto.

A aparência da pele e cabelo sofre modificações

Verdade! A baixa no estrogênio também desacelera a produção de colágeno, responsável pela elasticidade da pele. Com isso, os vasos sanguíneos podem ficar mais visíveis, além de favorecer o surgimento de rugas. Da mesma forma, os cabelos perdem a força e tendem a cair mais, assim como as unhas se tornam mais finas. Para a prevenção desses problemas e alívio dos sintomas na fase da menopausa, é preciso adotar hábitos saudáveis e um acompanhamento regular da saúde. O bom humor e a disposição proporcionada por esses comportamentos ajudam a encarar as mudanças dessa fase. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.