A menopausa não é uma enfermidade, como algumas pessoas possam pensar. Este termo representa o fim da menstruação. Quando a mulher passa 12 meses sem menstruar, a partir da última menstruação dizemos que ela encerrou seu período fértil. Aliás, a mulher é reprodutiva por cerca de 30 a 35 anos.
A menopausa pode chegar entre os 45 e os 55 anos de idade. Para umas, ela chega um pouco mais cedo. Para outras, um pouco mais tarde. O fato é que este é um momento natural e saudável para o organismo feminino, e não deve ser encarado como um bicho de sete cabeças.
Depois de um longo período produzindo óvulos, os ovários encerram suas atividades. O problema é que, neste período, também entram em declínio dois importantes hormônios para o organismo feminino: o estrogênio e a progesterona.
Este desequilíbrio hormonal traz uma série de sintomas para as mulheres maduras. Os sinais que indicam o início do declínio reprodutivo feminino é chamado de climatério, período em que o corpo da mulher se prepara para deixar de ser fértil.
Neste momento, é importante ficar atenta às transformações pelas quais seu corpo está passando. Caso os sintomas do climatério estejam prejudicando a qualidade de vida, é importante buscar ajuda médica.
Por isso, listamos abaixo os principais sintomas da menopausa, para que você entenda o que acontece com o corpo nesta fase.
Sintomas da menopausa
Ondas de calor
É importante ressaltar que os sintomas do climatério se devem à progressiva queda dos hormônios femininos no organismo. Algumas funções, como o controle da temperatura corporal, entram em colapso. E aí surgem os “fogachos”, episódios de súbito e intenso calor. Eles invadem o corpo durante um tempo, mas logo passam, dando lugar a uma sensação de frio.
Baixa libido
A queda na produção hormonal diminui a libido feminina progressivamente, ao longo da menopausa. No entanto, algumas mulheres não apresentam esse sintoma.
Oscilações de humor
As oscilações de humor vão desde a irritação repentina, a momentos de tristeza e depressão. Em muitos casos, aconselha-se o acompanhamento psiquiátrico, quando ocorre o prejuízo emocional da mulher.
Insônia
A falta de sono é uma reclamação comum entre aquelas que estão atravessando o período. Neste caso, também é importante buscar ajuda médica. Ficar sem dormir pode afetar bastante o cotidiano e a saúde.
Dores de cabeça
Mulheres com predisposição para enxaquecas costumam sofrer com intensas dores de cabeça, durante o climatério.
Outros sintomas podem se apresentar neste momento, como secura vaginal, aumento de peso, pele e cabelos ressecados, enfraquecimento ósseo, calafrios, memória fraca e fadiga. Os sinais variam de organismo para organismo.
Determinados sintomas podem dificultar as atividades cotidianas e trazer extremo desconforto. No entanto, no fim do climatério, a mulher percebe o alívio dos sintomas de forma intensa.
Buscar a ajuda médica é, neste caso, uma forma de atravessar o climatério de forma amena e se preparar para a pós-menopausa.
A fase pós-menopausa também oferece uma série de desafios para o corpo feminino. No entanto, a acompanhamento dos profissionais certos pode trazer grandes ganhos para a vida da mulher neste período.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!