A taxa de obesidade no Brasil aumentou 67,8% entre os anos de 2006 e 2018, conforme as informações da
Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada no site do Ministério da Saúde. Ou seja, esses dados já nos mostram que a maioria dos brasileiros precisa imediatamente consultar um endocrinologista.
De acordo com o estudo realizado pela Vigitel, a maior incidência ocorre entre os adultos de 25 a 44 anos. Sobretudo entre as mulheres, que apresentam 20,7% dessa manifestação em relação aos homens — 18,7%.
Logo, podemos dizer que o país passa por um momento crítico em relação à saúde. Isso porque a obesidade pode levar a outras complicações mais sérias como o câncer, por exemplo.
Pois é, essa doença contribui com o surgimento de, pelos menos,
14 tipos de cânceres, dentre os quais destacamos os de mama, cólon, estômago, esôfago, rim, pâncreas, tireoide, fígado, útero.
Enfim, procurar a ajuda de um especialista é essencial para você se livrar de certos males desnecessários. Quer saber quando é a hora certa para fazer isso? Então leia este artigo até o final!
O que faz um endocrinologista?
Na Medicina, temos diversas especialidades, que têm diferentes finalidades. O endocrinologista é o médico indicado para tratar as glândulas endócrinas, ou seja, aquelas responsáveis por secretar substâncias no sangue.
Logo, esse profissional trata diretamente de problemas associados aos hormônios, garantindo assim o bom funcionamento do organismo.
Como adiantamos, dentre as os principais atendimentos dessa especialidade, a obesidade se destaca. Contudo, a sua atuação não se restringe apenas a isso, pois essa a Endocrinologia abrange o tratamento de várias outras patologias.
Quais são as doenças tratadas pelo endocrinologista?
Para que você tenha uma ideia da importância dessa especialização, saiba que esse médico também trata de transtornos relacionados à infertilidade.
Além disso, nessa área você também encontra procedimentos para cuidar de distúrbios provocados pela puberdade, alterações no ciclo menstrual, problemas de crescimento, excesso de pelos e até osteoporose.
Não para por aí, já que o endocrinologista ainda trata diabetes, transtornos do colesterol, distúrbios da tireoide, problemas nas glândulas adrenais, alterações na hipófise, além de acompanhamentos da andropausa e menopausa.
Quando é a hora de procurar ajuda?
Geralmente, recomendamos que a primeira consulta seja realizada aos 20 anos. Isso porque nessa fase é imprescindível verificar os níveis de hormônios sexuais, triglicerídeos, colesterol.
No entanto, outras situações pedem urgência, por exemplo, quando há alterações no sono, desempenho sexual incomum, além de todos os distúrbios e doenças descritos anteriormente.
A ajuda de um especialista é fundamental no tratamento de disfunções específicas. Por isso, quando o corpo emite os sinais de irregularidade, é hora de buscar auxílio profissional.
Portanto, a hora certa de consultar um endocrinologista é justamente quando os sinais citados começam a se manifestar. Agora que você sabe quais são eles, fica mais fácil agendar com seu médico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
endocrinologista em São Paulo!