efeito platô

Efeito platô: entenda o que é e como sair dele

No processo de emagrecimento, é comum que alguns pacientes se queixem do que ficou conhecido como efeito platô. Esse termo é usado para falar do momento em que a perda de peso “estaciona”, e os ponteiros da balança param de cair.

Em alguns casos, a pessoa chega a se sentir tão frustrada com a falta de resultados que deixa de se dedicar à reeducação alimentar, voltando a ganhar peso. Mas calma: antes de cometer esse deslize, vale entender melhor como driblar essa situação.

Entenda  efeito platô

Em primeiro lugar, essa é uma reação normal do organismo depois que ele se adapta à realização das funções pelas quais é responsável mediante a ingestão de menos calorias.

Isso porque, quando começamos um regime, o nosso corpo primeiramente busca a energia da qual sente falta na gordura que temos acumulado. No entanto, conforme o tempo passa, o organismo começa a precisar cada vez menos de recorrer a essa reserva (que, por sua vez, também está diminuindo com o emagrecimento). Tudo é uma questão de adaptação.

Retomando o ritmo

Algumas estratégias, no entanto, podem vencer essa barreira e fazer com que a pessoa volte a perder peso. O corpo precisa somente de um “empurrãozinho”. Portanto, em vez de se render aos alimentos calóricos e abandonar o projeto de fazer as pazes com a balança, você pode investir em algumas atitudes. Veja a seguir:

  • Conte com a ajuda do seu médico. O endocrinologista poderá auxiliá-lo, propondo mudanças no cardápio que vão lhe proporcionar diversidade na alimentação. Comer menos não significa comer bem: é preciso escolher o que entra no seu prato.
  • Teste novas formas de se mexer. O mesmo princípio vale para os exercícios físicos. Se você mantém a mesma ficha de academia há muito tempo, não faz progressos na esteira ou continua com a mesma atividade ao longo dos meses, é bem provável que o seu organismo já esteja mais do que adaptado a “dar conta do recado” sem consumir tantas calorias. Faça com que ele se desperte, intensifique a atividade, mude a frequência e o horário que costuma se exercitar. Certamente o corpo reagirá aos novos estímulos, e isso poderá trazer mais resultados.
  • Não se apegue tanto à balança. Será mesmo que você não está mais progredindo? Somente se pesar não é suficiente para tirar essas conclusões. Tente provar uma peça de roupa antiga ou tire as suas medidas para verificar se a sua percepção da realidade está correta.
  • Reduza o sal. Evitar alimentos carregados em sódio, além de ser benéfico para a saúde como um todo, diminui a retenção de líquidos e o inchaço abdominal.

Essas dicas podem ajudar e muito, mas o principal conselho é: não desista. O trajeto para conquistar o peso ideal é longo e, mesmo passada a fase do emagrecimento, será necessário aprender a manter uma rotina saudável para não botar as suas conquistas a perder. Para isso, seja persistente. Teste novos pratos e roteiros, peça recomendações ao seu médico sobre alimentos que contribuem para “movimentar” o metabolismo e vencer o efeito platô. Só depende de você e da sua capacidade de manter o foco.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.