Doenças da Hipófise

Conheça as principais Doenças da Hipófise

Para que haja o bom funcionamento do nosso organismo, algumas substâncias são produzidas e secretadas pela hipófise, uma das glândulas mais importantes do nosso corpo. Em função dessa importância, qualquer doença da hipófise pode provocar graves distúrbios no organismo. Você sabe que doenças são essas? Conhece essa glândula? Então, continue a leitura e descubra por que a hipófise é fundamental para nossa sobrevivência.

O que é a glândula hipófise?

É uma glândula que compõe o sistema endócrino e é formada por diversos tipos de células, sendo dividida em adenohipófise (região do lobo anterior) e neurohipófise (região do lobo posterior). A hipófise tem como principais tarefas regular o funcionamento das glândulas suprarrenal, tireóide, testículos e ovários, armazenar e secretar os hormônios do crescimento, antidiurético, prolactina (importante para a amamentação) e ocitocina (importante para o trabalho de parto). Também é conhecida como a “glândula mestre” em razão de secretar os hormônios que regulam a pressão arterial, o crescimento do corpo humano, a reprodução, o equilíbrio de água no organismo e até a contração uterina.

Conheça as principais doenças da hipófise?

São diversos os tipos de doenças que podem afetar o funcionamento da glândula pituitária, como também é conhecida. Essas patologias podem ser causados pelo excesso ou pela redução dos níveis de hormônios no organismo. Alguns desses problemas podem produzir anomalias físicas nos pacientes. Conheça as principais doenças da hipófise.

Doença de Cushing

É uma patologia que provoca a produção excessiva do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) pela hipófise. Quando há esse distúrbio na produção do ACTH, o organismo responde liberando continuamente o hormônio cortisol. O excesso de cortisol promove uma reação em cadeia do organismo, ocasionando o aparecimento de diversos sintomas e até de outras doenças, como por exemplo, acúmulo de gordura no tronco e no pescoço, fraqueza dos ossos e dos músculos e queda de cabelo.

Acromegalia

Quando o hormônio do crescimento é secretado em excesso, há um aumento exacerbado no tamanho das mãos e dos pés, alargamento do nariz, aumentos dos lábios e da língua, alargamento da região frontal e da testa, proeminência do queixo ou o aumento do tórax. Quando esses sinais surgem na infância, dá-se o nome de gigantismo, quando na idade adulta se chama acromegalia. Essa doença é ocasionada por uma disfunção na glândula pituitária.

Hiperprolactinemia

Doença causada pelo excesso do hormônio prolactina que provoca alterações no ciclo menstrual, redução da libido e produção excessiva de leite materno. Esse hormônio também é produzido na hipófise.

Hipertireoidismo

Uma patologia ocasionada pela presença de um tumor na glândula pituitária. Esse tumor faz com que haja a produção excessiva do hormônio estimulante da tireoide. Essa condição desenvolve o hipertireoidismo. O paciente desse distúrbio na tireoide pode apresentar um súbito emagrecimento, arritmia cardíaca, nervosismo e constante desejo de evacuar. A maioria das doenças da hipófise ocorrem como uma reação a presença de um tumor benigno na glândula. Por isso, é necessário estar atento aos sinais que o organismo emite. Ao perceber o primeiro sintoma procure um endocrinologista para ser avaliado. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.