Diferente do que muitas pessoas pensam, as patologias conhecidas como Doença de Cushing e Síndrome de Cushing não são a mesma coisa. A principal diferença está na forma como cada uma é causada.
Para que você entenda melhor essa diferença, preparei esse texto explicando o que é a Doença de Cushing, suas causas, sintomas e tratamentos. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto.
O que é a Doença de Cushing?
É uma patologia que provoca a produção excessiva do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). Esse hormônio é produzido na glândula pituitária (hipófise) e tem como responsabilidade a regulação do cortisol. Quando há esse distúrbio na produção do ACTH, o organismo responde liberando continuamente o hormônio cortisol, causando uma anomalia chamada de hipercortisolismo. O cortisol mobiliza os nutrientes, combate à inflamação e controla o nível de água no corpo. Além disso, é o hormônio que ajuda o corpo a reagir ao estresse e às adversidades. Quando há um excesso dele, há uma reação em cadeia do organismo, ocasionando o aparecimento de diversos sintomas e até de outras doenças.Quais são os sintomas dessa doença?
Os sintomas costumam variar para cada paciente, assim como a gravidade da doença. Na maioria dos casos, é uma doença de difícil diagnóstico, pois os sinais demoram a aparecer e, quando estão presentes, se confundem como consequências de outras patologias. Os sintomas mais comuns dessa doença são:- Excesso de gordura no tronco, enquanto as pernas e braços continuam magros;
- Rosto arredondado;
- Acúmulo de gordura no pescoço;
- Pele frágil, fina e de difícil cicatrização;
- Presença de estrias roxas ou avermelhadas no abdômen, coxas, nádegas, braços e seios;
- Enfraquecimento dos ossos;
- Fraqueza muscular;
- Irregularidade menstrual (amenorréia);
- Perda de libido;
- Aumento dos pêlos corporais;
- Queda de cabelo;
- Predisposição a diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto.