dislipidemia

20 sintomas de dislipidemia

A evolução tecnológica nos permitiu viver uma vida mais cômoda e confortável. O problema é que o excesso dessa comodidade transformou a população ativa em sedentários. A dislipidemia é uma doença que tem origem nesse estilo de vida oriundo do sedentarismo. Conhece essa doença? Pois é, são poucas as pessoas que  já ouviram falar a respeito. Esse texto vai abordar o tema e ajudar você a entender tudo sobre o assunto.

O que é dislipidemia?

É um problema que tem como característica principal a alta taxa nos níveis de gordura no sangue, principalmente de colesterol e de triglicerídeos. Em nosso organismo temos a presença do colesterol ruim (LDL-colesterol) e do colesterol bom (HDL-colesterol). O corpo humano precisa desse tipo de gordura para produzir a bile, os hormônios e também para realizar a metabolização de algumas vitaminas. O colesterol bom é produzido pelo próprio corpo. Os níveis desejáveis de LDL-colesterol variam de acordo com cada pessoa, sendo necessário considerar o histórico familiar e a presença de fatores de risco para doenças cardiovasculares. Já o HDL-colesterol precisa ser maior que 60 mg/dL para ser considerado normal. A medicina diagnóstica desenvolveu exames que nos permitem verificar as taxas de LDL-colesterol e HDL-colesterol, sendo uma das principais formas de confirmação de diagnóstico dessa doença.

Quais são as causas?

A dislipidemia é classificada em dois tipos de acordo com a sua causa. O tipo primário está relacionado à genética do paciente, mas também pode ser desenvolvida por uma pessoa sedentária e que tenha maus hábitos alimentares. Já a secundária é decorrente de outras patologias, tais como diabetes, hipotireoidismo, obesidade, insuficiência renal, doenças das vias biliares, síndrome nefrótica, síndrome de Cushing, anorexia nervosa e bulimia. O uso contínuo e excessivo de medicamentos para tratamento da acne, diuréticos, β-bloqueadores, anticoncepcionais ou de reposição hormonal também pode provocar o tipo secundário.

Quais são os sintomas dessa doença?

A dislipidemia é uma doença assintomática, ou seja, não apresenta sintomas claros da sua presença. Apenas nos casos graves, ela pode produzir alguns sinais que são decorrentes do aparecimento ou evolução de outras patologias. Esses sintomas são:
  1. Concentrações elevadas de triglicerídeos pode provocar pancreatite aguda;
  2. Excesso de LDL-colesterol pode acarretar em arco corneano, xantelasmas tendinosos e xantomas tendinosos;
  3. Doença vascular sintomática;
  4. Acidente vascular cerebral (avc);
  5. Doença arterial periférica;
  6. Aterosclerose;
  7. Infarto do miocárdio;
  8. Insuficiência vascular periférica
  9. Arteriosclerose;
  10. Angina;
  11. Falta de ar;
  12. Náuseas;
  13. Vômitos;
  14. Sudorese;
  15. Arritmia cardíaca;
  16. Desmaio;
  17. Opacidade na córnea;
  18. Dor ao caminhar;
  19. Dor abdominal;
  20. Confusão mental.
É importante esclarecer que todos esses sintomas são condições que podem ser provocadas pela evolução do quadro do paciente e pela ausência de tratamento. Com essas informações, você já conheceu um pouco mais sobre a dislipidemia. Para evitá-la, adote os princípios da medicina preventiva, ou seja, desenvolve hábitos saudáveis, tenha uma boa alimentação e pratique atividades físicas. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.