Diabetes

Diabetes: conheça os tipos da doença

O diabetes é uma condição clínica provocada pela falta de insulina no organismo. Isso pode ocorrer em decorrência da má absorção desse hormônio ou devido a sua produção insuficiente. Essa doença leva ao aumento da glicemia. Por isso, é muito comum que provoque complicações nos olhos, nos rins, nas artérias, nos nervos e no coração. Em situações mais complexas, a doença pode até mesmo causar a morte da pessoa. Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre essa doença. Confira!

Quais são os tipos de diabetes?

O diabetes mellitus pode se manifestar de várias formas e possui tipos distintos entre si. Entretanto, independente de qual seja ele, ao sinal do surgimento de qualquer sintoma é essencial que a pessoa procure por orientação médica especializada. A seguir, você poderá conferir quais são os tipos mais comuns desta doença. Acompanhe.

Diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune. Nela, o próprio organismo passar a atacar, erroneamente, as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Isso provoca a sua destruição. Como não há produção de insulina, os níveis de glicose no sangue começam a aumentar, provocando uma série de complicações como cetoacidose diabética, retinopatia e insuficiência renal, além de causar danos em diversos órgãos. Geralmente, esse tipo surge na infância ou na adolescência, pois são fases da vida onde há alterações no sistema imunológico. O tratamento para diabetes tipo 1 envolve uma mudança alimentar ou injeções diárias de insulina.

Diabetes tipo 2

Já o tipo 2 tem origem quando o corpo humano não consegue fazer o correto uso da insulina produzida. Pode-se dizer que é uma doença evitável, pois várias de suas causas podem ser prevenidas: alimentação errada, hipertensão, triglicerídeos elevados, sedentarismo e sobrepeso, por exemplo. Sendo assim, é essencial que a pessoa busque manter uma rotina de acompanhamento médico, não somente para tratar a doença, mas também para prevenir que outras doenças relacionadas a ela possam surgir ou, caso já existam, se agravem.

Diabetes latente autoimune do adulto

Esse tipo ocorre basicamente com pessoas adultas e configura uma significativa piora do diabetes tipo 2. Normalmente, tem relação com o surgimento de um processo autoimune do organismo que resulta na destruição das células do pâncreas.

Diabetes gestacional

O diabetes gestacional ocorre por um período determinado no decorrer da gravidez. O que acontece é que as taxas de açúcar do sangue começam a apresentar níveis mais elevados, mas ainda menores que o índice necessário para que seja categorizada como diabetes tipo 2. É por isso que toda gestante precisa realizar exames de forma regular durantes os meses que antecedem o parto. Vale lembrar que as mulheres que apresentam esse problema correm o risco de terem maiores complicações durante o período de gestação e no parto.

O que é pré-diabetes?

Outra possibilidade é a chamada pré-diabetes. Nesse caso, o que acontece é que os níveis de glicose no sangue estão mais altos que o normal, mas não tão elevados para que seja classificada como tipo 1 ou tipo 2. Na verdade, serve como sinal de alerta para que a pessoa comece a tomar cuidado, mude seus hábitos e não corra mais os riscos oriundos dos tipo 1 ou 2 dessa doença. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como  endocrinologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.