deficiência de GH

O que é deficiência de GH (hormônio do crescimento)?

A deficiência de GH está atrelada a alterações do organismo. A sigla GH vem do inglês Growth Hormone, que quer dizer hormônio do crescimento.   

Quando o hormônio responsável pelo crescimento do corpo humano está em níveis inadequados, podem haver diversas consequências para o desenvolvimento normal, além de diversas outras alterações.

Se você deseja saber um pouco mais sobre esta disfunção do desenvolvimento, este artigo pode ajudá-lo. Confira as informações que preparamos para você, abaixo.

O que é hormônio do crescimento?

Antes de falarmos sobre a deficiência de GH, falemos primeiro sobre o próprio hormônio.

Ele é produzido pela hipófise (também chamada de pituitária), uma glândula localizada na base do encéfalo, no cérebro. 

Os hormônios produzidos por ela são responsáveis por regular o funcionamento de uma série de mecanismos do organismo. Assim, se há algo errado com a hipófise, o organismo sofre de maneiras distintas.

Quando há excesso do hormônio do crescimento, ocorre o que chamamos de acromegalia, que é o crescimento exagerado das extremidades, das orelhas e até mesmo do nariz.

Já a deficiência de GH, finalmente, caracteriza os casos de nanismo.

Causas da deficiência

As causas podem variar. Traumas no parto, por exemplo, podem causar alterações na região da hipófise do bebê.

Da mesma maneira, exposição à radiação, ou problemas de ordem genética podem causar este e outros problemas.

De maneira geral, indivíduos com nanismo possuem altura final entre um metro e um metro e trinta centímetros.

Como diagnosticar a deficiência de GH?

É dever dos pais observar se a criança tem crescimento lento ou está estagnada. Se isso acontecer, é primordial buscar a ajuda de um endocrinologista.

Em uma consulta especializada, é comum que o profissional solicite a dosagem do IGF-1, representante do hormônio sobre o qual estamos falando. 

Se os níveis de IGF-1 estiverem abaixo do esperado, isto é sinal de que a criança possui deficiência do hormônio do crescimento. Casos os níveis estiverem acima do esperado, o contrário se prova real.

O endocrinologista pode solicitar a realização de exames de sangue específicos, para diagnosticar o estado hormonal do indivíduo e compreender quais são os parâmetros inadequados em vigência.

Adultos podem ter este problema?

Sim. Adultos podem apresentar alterações nos níveis de GH, por conta de traumas na região da hipófise, cirurgias comprometedoras ou exposição à radiação.

Quando isto acontece, não é a altura que fica prejudicada, uma vez que o indivíduo já atingiu a sua estatura final. Neste caso, as consequências são o aumento de gordura corporal, aumento do risco de osteoporose, desequilíbrio no colesterol, entre outras consequências à saúde.

Existe tratamento para a deficiência do hormônio do crescimento?

Sim. Em geral, o tratamento é farmacológico. Como estamos tratando de um caso em que há deficiência de um hormônio específico, faz-se necessária a reposição hormonal.

O medicamento, a sua frequência e demais condições associadas devem ser indicados apenas por um médico. 

Durante todo o tratamento da deficiência de GH, será necessário retornar ao consultório com certa frequência, para que sejam refeitos os exames e o caso seja observado de perto por um profissional especializado.


Quer saber mais?
Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.