obesidade

Sofre com a obesidade? Procure o endocrinologista

Nos últimos anos, a obesidade passou a fazer parte da lista de doenças consideradas um problema de saúde pública. Além de causar complicações graves envolvendo questões físicas e psicológicas, ela segue com números crescentes.

Essa condição tem origem em uma série de fatores. Apesar de ela estar intimamente relacionada com questões alimentares e ao sedentarismo, também existem os aspectos endócrinos.

Neste artigo, vamos entender melhor como o endocrinologista pode ajudar no processo de tratamento da obesidade.

Como o endocrinologista atua contra a obesidade?

O endocrinologista está entre os profissionais mais importantes quando o assunto é a obesidade. Esse profissional é  capacitado para diagnosticar e tratar distúrbios hormonais, uma das principais causas do excesso de peso.

Dadas as particularidades das condições verificadas no paciente, o médico pode dar início ao tratamento por meio de remédios específicos. Ou seja, visando o controle hormonal. Além disso, caso seja necessário, também pode fazer recomendações de fármacos que ajudem a acelerar o metabolismo, a absorver gorduras, diminuir o apetite e a retenção de líquidos.

Dentre as alterações hormonais tratadas pelo endocrinologista, destacamos:

  • problemas de tireoide;
  • problemas com o hormônio do crescimento;
  • doenças relacionadas à hipófise;
  • distúrbios hormonais que levam a alterações do organismo, entre outros.

Durante todo o processo de tratamento da obesidade, o endocrinologista se mostra como um profissional crucial. Dessa forma, é ele quem vai avaliar se há ganho de peso. Além disso, avaliará quais fatores podem estar potencialmente relacionados e ser considerados como prejudiciais à saúde do paciente.

Por meio de uma análise detalhada dos parâmetros antropométricos, entre diversos outros exames, ele pode considerar as reais possibilidades do surgimento de alguma comorbidade ou informar ao paciente o prognóstico daquelas que já se encontram presentes.

Em virtude da expertise que possui em sua área, ele é o melhor profissional para esclarecer e alertar o paciente sobre a necessidade da integração de um programa de tratamento em sua rotina.

É importante ressaltar que, durante todas as etapas do tratamento, o endocrinologista fará um acompanhamento detalhado para ponderar o progresso e a eficiência da abordagem escolhida, de forma que esse período seja o mais curto possível e o paciente tenha garantida a sua qualidade de vida.

Também é esse profissional quem faz a recomendação de uma possível cirurgia como uma abordagem mais agressiva para o tratamento da obesidade.

Quando procurar o endocrinologista?

O endocrinologista deve ser procurado quando for verificada a necessidade de a pessoa emagrecer mais de 20 kg. Ou se ela já se encontra em situação de obesidade.

Para isso, vale a pena ficar de olho no índice de massa corporal (IMC), sendo que se ele for superior a 30 já é hora de buscar orientação junto a esse profissional.

Como prevenir a obesidade?

A obesidade é uma doença que pode ser prevenida desde a infância, com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, a exemplo de uma alimentação equilibrada, da prática regular de atividades físicas e do combate ao sedentarismo. Em todas as fases da vida esses aspectos podem ser trabalhados garantindo que a pessoa viva mais e melhor!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como  endocrinologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.