coronavirus

Coronavírus: por que todo mundo está falando sobre ele e o que é uma pandemia?

A cada atualização das estatísticas de contágio do coronavírus, aumenta também o temor da população mundial com a contínua disseminação da doença. Assim, após ter alcançado os cinco continentes, a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia da Covid-19. Você sabe o que é o coronavírus? Entende o conceito de pandemia? Então, recomendamos a leitura imediata deste post.

O que é o coronavírus?

Trata-se de uma família de vírus que causa infecções respiratórias. Apesar de ser o assunto do momento, ele já é conhecido pela comunidade médica desde 1960. Este nome foi dado em razão da sua estrutura ter o formato semelhante ao de uma coroa. Ainda, esse grupo de microrganismos já foi responsável por outras graves doenças, como por exemplo, a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e a MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio). Porém, esta nova versão do vírus, que é chamada de SARS-CoV-2, é desconhecida pelos cientistas e, por isso, ainda não existe nenhum tipo de tratamento ou vacina contra ele. O primeiro caso de infecção por ele foi em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China. A doença causada por essa infecção foi, posteriormente, denominada Covid-19. Esse nome é uma sigla do inglês para Coronavirus Disease (Doença do Coronavírus) e o 19 em referência ao ano do seu surgimento.

Qual a origem deste vírus?

Ainda não foi possível confirmar a origem deste novo coronavírus, mas estudos apontam duas possibilidades: ele se desenvolveu a partir de hospedeiros humanos ou de outras espécies, como morcego e pangolim. Nesse momento de pânico, muitas pessoas recebem e compartilham informações falsas. Uma das mais difundidas dizia que o vírus era uma invenção chinesa, feita em laboratório. Contrariando essa fake news, a revista científica Nature Medicine publicou recentemente a confirmação de que o vírus não apresenta nenhum indício de ser uma construção de laboratório, mas sim um produto de várias mutações espontâneas.

Quais são os sintomas da Covid-19?

Nem sempre um indivíduo que porta o coronavírus manifesta sintomas. Isso é especialmente verdade em crianças e na população mais jovem, até os 30 anos de idade. Quando há manifestação, ainda assim, na grande maioria dos casos eles se assemelham aos de um resfriado. Ainda, para ser considerado um quadro de suspeita da doença, a pessoa precisa apresentar apresenta dois ou mais dos seguintes sinais:
  • febre acima de 38º c;
  • tosse seca ou com secreção;
  • falta de ar;
  • insuficiência renal;
  • diarreia;
  • congestão nasal;
  • dores musculares por todo o corpo.

O que significa uma pandemia?

Trata-se de um termo utilizado para descrever a situação em que uma doença transmissível passar a ser uma ameaça para várias pessoas em vários lugares do mundo de forma simultânea. Porém, enfrentar pandemias não é uma novidade para a humanidade. Dentre todas que já existiram, a mais grave foi a chamada gripe espanhola, que ocorreu entre 1918 e 1920. Estima-se que mais de 50 milhões de pessoas tenham sido mortas por ela. Embora uma declaração de pandemia seja motivo de preocupação, a nomenclatura não está associada à gravidade da doença, mas sim ao fator geográfico. Por isso, é o nome utilizado quando toda a população mundial está sob o risco de contágio. Apesar de ser perigoso, o coronavírus apresenta um índice de letalidade menor do que o registrado em outros surtos, como o da SARS e da MERS. Então, siga as orientações das autoridades e mantenha-se afastado dos riscos de contágio do SARS-CoV-2 . Quer saber mais? Clique no banner.
Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.