Sem filtro - Como prevenir o colesterol alto

Como prevenir o colesterol alto?

O colesterol alto é um problema persistente na vida de muitos brasileiros. Essa substância que circula pela corrente sanguínea é produzida, principalmente, pelo fígado, por meio das gorduras ingeridas pela má alimentação.

Quanto mais colesterol existe no sangue, maior é a possibilidade de sua deposição nas paredes arteriais. Em consequência, isso pode provocar, progressivamente, a obstrução do fluxo sanguíneo.

Vale lembrar que existem dois tipos de colesterol. O HDL é o chamado colesterol bom, enquanto que o LDL é o colesterol ruim. De fato, nosso organismo precisa de ambos. Porém, é preciso que haja certo equilíbrio.

A função do LDL é colaborar para o funcionamento das gorduras, ajudando na produção de vitamina D e de determinados hormônios em nosso organismo.

Entretanto, quando ele existe em quantidades elevadas, isso pode trazer graves consequências para a saúde. Como vimos, o colesterol em excesso se adere às paredes das artérias, acarretando no chamado colesterol alto. Por isso, uma das principais consequências dos níveis elevados de colesterol são as doenças cardiovasculares.

A importância de cuidados constantes e de visitas regulares ao médico cardiologista se justificam pelo fato de que esse problema pode ter relação com outras doenças. Uma delas é o diabetes e a própria genética. Por isso, é preciso uma avaliação criteriosa para seu correto tratamento.

Como prevenir o colesterol alto?

As alterações positivas e negativas dos níveis de colesterol em nosso/organismo têm uma relação muito íntima com a alimentação. Apesar de parecer/algo complexo e de difícil controle, o fato é que medidas simples e práticas, que podem ser adotadas no dia a dia, são de grande ajuda para o controle do colesterol.

Dicas para prevenção

  • consumir fibras (frutas e cereais integrais), pois ajudam a controlar e diminuir os níveis do colesterol ruim;
  • evitar a ingestão de alimentos gordurosos, especialmente os de origem animal. Na lista entram os frios, bacon, embutidos e alimentos processados. Óleo e frituras também devem ser evitados;
  • exercícios físicos, como ginástica, musculação e caminhada, ajudam na produção de enzimas que regulam os níveis de colesterol;
  • consumir verduras e frutas é um hábito excelente de prevenção. Porém, não adianta muito comer apenas uma vez na semana. A dica é incluir em todas as refeições. Além disso, variar também é bom: legumes cozidos, verduras refogadas e sopas, por exemplo;
  • ler atentamente os rótulos dos alimentos é uma boa prática para a prevenção do colesterol alto. Neles, vamos encontrar todas as informações sobre a quantidade de gordura contida no alimento e, assim, saber se é prejudicial ao nosso organismo;
  • o consumo de peixe também é recomendado, uma vez que eles possuem naturalmente algumas propriedades muito importantes para a redução do colesterol. Incluí-los na alimentação duas vezes na semana já é o suficiente;
  • o leite e seus derivados devem ser consumidos com cuidado. É o que chamamos de gordura invisível, ou seja, está no alimento, mas nem sempre percebemos que está em grande quantidade.

Combater e prevenir o colesterol alto depende de uma mudança de hábitos e comportamentos. Com o passar do tempo, você já terá adotado uma vida mais saudável e menos propensa a desenvolver a condição. Vale a pena o esforço em favor da saúde!

Quer saber mais? Clique no banner!

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.