x mitos e verdades sobre a menstruação

5 mitos e verdades sobre a menstruação

A menstruação é um processo importante do organismo da mulher, acontecendo durante grande parte de sua vida. Em média, uma mulher menstrua algo próximo de 400 vezes, considerando-se que os ciclos menstruais aconteçam entre seus 12 e 50 anos.

Porém, embora seja algo completamente natural e normal para o corpo da mulher, é comum que o assunto seja uma espécie de tabu para algumas pessoas e, ocasionalmente, gere muitas dúvidas e boatos, fazendo com que alguns mitos sobre a menstruação sejam difundidos.

Confira, a seguir alguns dos principais mitos e verdades sobre a menstruação:

1. A menstruação faz com que a mulher engorde?

Mito! É comum que a menstruação seja associada a um ganho de peso para a mulher durante o ciclo menstrual, especialmente pelo fato de seu abdômen parecer inchado. Porém, não há qualquer ganho de peso ocasionado pela menstruação, sendo o inchaço abdominal provocado por alterações hormonais, sem qualquer ligação com o acúmulo de gorduras.

2. A menstruação faz com que acnes e espinhas surjam na pele?

Verdade! Assim como qualquer tipo de alteração hormonal pela qual o organismo passa, a menstruação também faz com que o surgimento de acnes e espinhas seja mais comum. A pele se torna mais oleosa, favorecendo o aparecimento de espinhas e acnes.

Uma forma de se buscar um maior controle sobre as acnes e espinhas durante a menstruação é uma alimentação mais equilibrada, além do uso de produtos para a pele que combatam a oleosidade excessiva.

3. Suspender a menstruação faz mal à saúde?

Mito! Alguns métodos contraceptivos podem ocasionar a suspensão do ciclo menstrual, como a injeção hormonal, por exemplo. Isso não gera nenhum tipo de prejuízo à saúde, uma vez que a menstruação é apenas o resultado da não fecundação do óvulo.

Assim, as mulheres que optam por métodos de suspensão da menstruação não estão sujeitas a qualquer tipo de complicação de saúde devido a essa opção.

4. TPM é psicológica?

Mito! A tensão pré-menstrual, popularmente conhecida como TPM, é um dos principais problemas enfrentados pelas mulheres nos dias que antecedem o ciclo menstrual. É comum que muitas pessoas afirmem que esse período é apenas psicológico, o que, na verdade, é incorreto.

A TPM, que ocorre, em geral, nos dez dias anteriores à menstruação, é causada por uma série de alterações hormonais, fazendo com que haja, sim, uma alteração considerável no organismo da mulher, gerando as alterações de humor, comportamento e sensações nesse período.

5. O sexo pode ser mais prazeroso no período da menstruação?

Verdade! Durante a menstruação e todo seu ciclo, a região pélvica recebe uma maior irrigação sanguínea, o que torna essa área muito mais sensível, facilitando a lubrificação vaginal e fazendo com que haja uma facilidade muito maior, por parte da mulher, de chegar ao orgasmo.

Agora você já sabe os mitos e verdades sobre a menstruação. Quer saber mais? Clique no banner!

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.